sexta-feira, junho 27, 2008
Dunga e Seleção Brasileira
Por Paulo Lopes

Os últimos jogos da Seleção Brasileira de futebol geraram muitas críticas e pedidos de adeus para o técnico Dunga, além também de muita desconfiança quanto à classificação do país para a Copa de 2010 na África do Sul. O Brasil realmente não vem jogando bem, mas será que isto é culpa do treinador? E será que pela primeira vez na história a seleção pentacampeã ficará fora de uma Copa? Vamos aos fatos e argumentos para chegarmos a uma conclusão.

O retrospecto de Dunga no comando da Seleção é bom, foram 30 jogos com 19 vitórias, 7 empates e apenas 4 derrotas, aproveitamento de 71%, além do título da Copa América. Mas estes números não são suficientes para falar que ele vem fazendo um bom trabalho para o Brasil, isto porque o time canarinho conta com os melhores jogadores do mundo. Grande parte destas vitórias foi encima de seleções de níveis técnicos baixíssimos, como País de Gales, Equador, Kuwait e Canadá. Assim qualquer um de técnico leva o Brasil a vitória. E o título da Copa América só foi conquistado porque o Brasil pegou a Argentina na final, e como todos sabem, quando é clássico, tudo pode acontecer, ainda mais se tratando de Brasil e Argentina. Mas o que mais pesa para que Dunga saia do cargo de treinador é como a Seleção se comporta durante os jogos. A total falta de criatividade no meio de campo, não há nenhuma jogada ensaiada, os jogadores ficam taticamente perdidos em campo e também não há padrão de jogo. Com todos estes pontos negativos, fica difícil o Brasil sonhar com o hexacampeonato com Dunga no comando.

Com relação às Eliminatórias da Copa do Mundo, o torcedor brasileiro pode ficar tranqüilo. O Brasil se classificará para a Copa de 2010. Isto porque as Seleções Sul-americanas não são grandes coisas, e mesmo o Brasil jogando mal, é capaz de vencê-las. Depois de seis rodadas, a Seleção Canarinho está na quinta colocação com nove pontos, quatro a menos que o líder Paraguai. Mais um fator que leva acreditar na classificação verde-amarela é o número de jogos que ainda faltam. O Brasil joga mais 12 vezes, sendo a última no final de 2009, então tem muito tempo para o time ir se acertando. Lembrando que são dez seleções e classificam as quatro melhores, e a quinta disputa uma repescagem com a seleção vencedora das Eliminatórias da Oceania.

Especulação e opinião a parte, uma coisa é certa: só o tempo dará as respostas das perguntas. Mas que fique bem claro, o grande culpado da atual situação do Brasil não é o Dunga, e sim o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Ele que chamou o capitão do Tetra para treinar a Seleção Brasileira, mesmo sem nunca ter sido treinador de nenhum clube.
Postado por Paulo Lopes às 00:23

0 Commentários:

Postar um comentário

<< Voltar

Bem vindo ao blog dos Discípulos de Carlos Palacios, o atual 4° período diurno de Comunicação Social da UFJF! Pra quem não sabe, o nome do blog é homenagem ao nosso líder e mentor: Carlos Palacios!



Posts Recentes



Arquivos



Links & Amigos








Powered by Blogger